O mercado jurídico está cada vez mais concorrido. A competitividade está presente na rotina de advogados e principalmente na rotina de advogados empreendedores, o que gera uma necessidade latente de inovações e da busca por diferenciais que possam proporcionar evolução e superação constante.
Trazer mudanças para seu escritório pode alterar sua posição dentro do mercado e colocá-lo à frente da concorrência. Atualmente, para destacar-se, “pensar fora da caixa” é essencial. Enxergar novas oportunidades e novas áreas de atuação que vão além de civil, trabalhista e penal, novas áreas de remuneração, novas formas de atendimento e de fazer negócio podem significar sair à frente dos concorrentes. Ter o pensamento estratégico diferenciado é fundamental para se destacar e se manter no presente perfil de mercado.
Alguns passos são importantes quando se busca sucesso com o empreendedorismo na advocacia, dentre eles está traçar uma curva de valor.
Porém, como projetar essa curva de valor?
São quatro ações básicas que juntas são capazes de apresentar o resultado:
Reduzir
Quais atributos devem ser reduzidos abaixo dos padrões setoriais? Por exemplo, reduzir o número de papéis presentes no escritório, tornando os processos mais eletrônicos ou fazendo a transferência de dados físicos para servidores online.
Eliminar
Quais atributos são considerados indispensáveis para o setor devem ser eliminados? Estruturas enormes dentro de um escritório podem ser eliminadas e substituídas por outras menores.
Criar
Quais atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados? Um empreendedor deve pensar em serviços que o mercado ainda não oferece, novas áreas que possa atuar e se especializar, para assim garantir sua permanência e sair na frente daqueles que ainda estão fazendo o mesmo de sempre.
Melhorar
Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? Os sites de advocacia costumam ser engessados e com conteúdos completamente genéricos. Criar sites que ofereçam assuntos mais relevantes e informações mais completas é totalmente significativo. Hoje, é interessante que existam conteúdos voltados para a comunicação com o público final.
“Planejamento estratégico não lida com decisões futuras. Lida com a futuridade das decisões presentes” (Fernando Finger Santiago, professor da ESA OAB/DF e sócio fundados da 4Legal).
Criar um empreendimento que obtenha sucesso no ramo da advocacia é uma tarefa de dedicação, estudo de mercado, liderança e planejamento de custos e riscos. A chave para alcançá-lo é o foco nas oportunidades que aparecem, deixando de lado as dificuldades e enxergando as chances de contornar crises e concorrências. Uma palavra é a fonte do sucesso duradouro: diferencial.
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