Em “Como elaborar uma boa petição inicial” falei que o conhecimento dos pontos fortes e fracos do direito de seu cliente é essencial para traçar as estratégias processuais adequadas e antecipar possíveis argumentos da parte adversária. Se esse passo foi seguido, elaborar a réplica à contestação será muito mais simples.
Destaque as questões que não merecem ser provadas
No processo civil, os fatos notórios, os confessos, os incontroversos e também aqueles em cujo favor milita a presunção legal de existência ou de veracidade, não dependem de prova. A réplica serve para preparar a instrução processual.
Assim, a réplica à contestação é o momento processual ideal para que o autor da demanda deixe evidente ao Magistrado a existência de fatos que não necessitam de dilação probatória. Isso, além de acelerar o processo, também evita discussão sobre algumas questões.
Por essa razão, caro leitor, eu gosto de elencar na réplica os fatos incontroversos e confessos. Destacar tais pontos e suas consequências jurídicas auxilia no julgamento procedente dos pedidos de seu cliente, pois orienta o Juiz a esse raciocínio e evita a produção de provas desnecessárias.
Otimize o tempo
Ter uma boa biblioteca é motivo de orgulho para qualquer advogado, pois a busca do conhecimento do direito material começa sempre pela leitura de diversos autores do assunto pesquisado. Alerto que a leitura deve ser pautada sempre em doutrinas de excelência. A observação é necessária, pois, cada dia mais, o Google passa a ser a grande fonte de informação de muitos.
Portanto, caro leitor, se você deseja destacar-se de seus concorrentes, é necessário ser criterioso na escolha dos conteúdos para os estudos. Prefira um bom livro às buscas rápidas na internet.
Da mesma forma, o conhecimento dos julgados favoráveis e contrários ao direito de seu cliente facilita o mapeamento dos pontos fortes e fracos do direito de seu cliente.
Por tudo isso, costumo ter uma pasta no computador para cada pesquisa realizada para a elaboração de uma petição inicial. Lá estão as passagens de doutrinas que entendo serem úteis em algum momento processual, bem como os julgados que servem para o mesmo fim.
Além de otimizar o tempo da elaboração da réplica à contestação, essas informações ainda podem ser usadas para atacar os argumentos utilizados pelo réu e fortalecer aqueles favoráveis ao seu cliente.
Então, a réplica à contestação é o momento para o advogado reforçar os argumentos com doutrina e jurisprudência e destacar os pontos que não dependem de prova. Também é o espaço para preparar a fase instrutória do processo, ao deixar bem claro sobre quais questões deverão recair as provas.
Guia de peças jurídicas
Gostou desse artigo? Então confira o ebook que preparamos com dicas do Fernando para redigir melhores peças jurídicas. São seis capítulos especialmente pensados e escritos para melhorar sua advocacia. 😉
Baixar Guia de peças jurídicas para advogados iniciantes
Fernando Morales Cascaes é advogado. Ele escreve para o blog Minha Empresa e, a cada 15 dias, compartilha dicas práticas sobre rotina jurídica em sua coluna no blog do Astrea. Se você gostou desse artigo, assine a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades quinzenais e não perder nenhum conteúdo!
Mais conhecimento para você
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre direito e advocacia, é só seguir navegando pelo blog da Aurum! Nele, você encontra materiais sobre os seguintes assuntos:
- Quando o crime de injúria é configurado? Confira exemplos!
- O que configura uma calúnia, diferença entre injúria e difamação e exemplo
- Entenda como ocorre a prevaricação e quem pode cometer este crime
- Obrigação tributária: espécies, como funciona e atuação dos advogados
- Inteligência jurídica: o que é, relação com compliance e como funciona na prática
- Tudo que os advogados precisam saber sobre compliance tributário
- Contrato de namoro: o que é, como funciona, requisitos e mais aspectos
- Remessa Conforme: o que é, como funciona e como calcular os impostos
- Entenda como ocorre a prevaricação e quem pode cometer este crime
Advogado. Sou pós-graduado em Direito Societário e Empresarial e membro da American Bankruptcy Institute (ABI)....
Ler maisDeixe seu comentário e vamos conversar!
Parabéns pelas dicas, ótimo trabalho, direto e objetivo. Muito bom!
Que ótimo que as dicas foram úteis pra você, Dioclécio! 🙂
Alias, você já viu o ebook com as melhores dicas do advogado Fernando Cascaes para a produção de peças jurídicas? Se tiver interesse e quiser baixar gratuitamente, é só ir neste link: http://materiais.aurum.com.br/ebook-guia-de-pecas-juridicas
Abraços!
adorei os conselhos, muito obrigada pela generosidade
Que bom que você gostou do conteúdo, Ana! Você viu o ebook com as melhores dicas do advogado Fernando Cascaes para a produção de peças jurídicas? Se tiver interesse e quiser baixar gratuitamente, é só baixar o material neste link: http://materiais.aurum.com.br/ebook-guia-de-pecas-juridicas 😀
Excelente trabalho!