Muito além de uma convenção social, o cartão de visita do advogado é um convite ao contato. É por meio dele que muitas pessoas formam a primeira opinião sobre o profissional e o escritório. E é graças a ele – e à conversa que o acompanha – que muitos relacionamentos profissionais duradouros têm início.
A tecnologia substituiu o uso do papel em vários momentos. Ainda assim, o cartão de visita continua sendo um item importante para facilitar e mediar relacionamentos com clientes, colegas e parceiros.
Nem sempre os cartões de visita precisam ser impressos, também dá para fazer um bom uso das versões digitais. Mas é sempre desejável que as peças sejam coerentes, comuniquem o que precisam e respeitem as regras do segmento. Portanto, se você busca saber:
- O que é permitido ter em um cartão de advogado
- Como fazer o melhor cartão de visita
- Regras de distribuição
- Vantagens de ter um cartão de visita
Você está no artigo certo! 😊
Confira como fazer o melhor cartão de visita de advogado da sua carreira (impresso ou digital), de acordo com as novas regras aprovadas pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil.
Para que serve um cartão de visita do advogado?
Muito além de uma convenção social, o cartão de visita do advogado é um convite ao contato. Por meio dele, muitas pessoas formam a primeira opinião sobre o profissional e o escritório e é graças a ele que muitos relacionamentos profissionais duradouros têm início.
Sendo assim, é muito para construir networking, divulgar serviços e facilitar a comunicação com atuais e/ou potenciais clientes.
Cartão de visita é permitido pela OAB?
A principal norma que rege a publicidade profissional do advogado está prevista no art. 39 do Código de Ética e Disciplina da OAB:
Em se tratando especificamente de cartão de visita de advogado, o art. 3º, alínea “a”, do Provimento n. 94/2000, dispõe que é permitido o uso de cartões de visita e de apresentação do escritório, contendo, exclusivamente, informações objetivas.
Quais as condutas para o cartão de visita do advogado?
De acordo com as novas regras da OAB, os advogados estão proibidos de fazer menção a cargos, empregos ou funções exercidas no passado ou presente, e de colocar foto nos cartões de visitas. Veja os artigos:
Sendo assim, é permitido:
- Nome do advogado ou da sociedade de advogados;
- Número ou números de inscrição na OAB;
- Títulos acadêmicos do advogado e as distinções honoríficas relacionadas à vida profissional (é vedada a menção a qualquer emprego, cargo ou função ocupado, atual ou pretérito, em qualquer órgão ou instituição, salvo o de professor universitário);
- Instituições jurídicas das quais o advogado faça parte;
- Especialidades em que atua;
- Endereço;
- E-mail;
- Site;
- Página eletrônica;
- QR code;
- Logotipo;
- Fotografia do escritório (apenas do escritório, pois é vedada a inclusão de fotografias pessoais ou de terceiros);
- Horário de atendimento;
- Idiomas em que o cliente poderá ser atendido.
Como fazer o melhor cartão de visita do advogado?
Agora que já recapitulamos as recomendações da OAB, vamos às dicas para você criar o melhor cartão de visitas da sua carreira!
1. Defina as informações básicas de contato
As informações que vão no cartão de visita do advogado moderno devem ser pensadas de forma estratégica. Lembre-se que a peça é um convite ao contato!
Se, por exemplo, você não quiser receber visitas sem agendamento em seu escritório, não é necessário disponibilizar o endereço no cartão. O mesmo vale para qualquer outro dado. Selecione apenas informações que facilitem as conexões.
As informações mais comuns em cartões de advogados são:
- Nome da sociedade;
- Nome do profissional;
- Área de atuação (cidade ou estado);
- Número de registro da OAB;
- Telefone;
- E-mail; e
- Site.
Ainda assim, vale analisar se todos esses dados são mesmo importantes para o seu objetivo ou vão ficar “sobrando” na peça.
Para definir isso, pense por qual meio você gostaria de ser acessado pelos novos contatos. Linkedin? WhatsApp? E-mail? Site? Telefone? Depois, trace o caminho que você gostaria que a pessoa percorra a partir das informações registradas no cartão.
Qual o seu interesse em divulgar o site, por exemplo? Ele foi pensado para estreitar o contato com pessoas que você iniciou o relacionamento offline ou é mais direcionado a tirar dúvidas de quem busca por advogados na internet? Fazer esse tipo de pergunta também vai ajudar você a selecionar os dados para o seu cartão.
2. Tenha cuidado ao aplicar o logotipo
É ideal que o seu cartão de visita esteja alinhado ao seu marketing pessoal e que a sua marca ou a do seu escritório esteja impressa nele. No entanto, todo cuidado é pouco na hora da aplicação.
O logotipo não precisa ocupar toda a frente do cartão, muito menos prejudicar o foco da atenção para as informações de contato. Não se esqueça que, além de contribuir para uma boa impressão, a peça deve ser útil para quem a recebe.
Cuide para que sua marca apareça de maneira elegante e proporcional. Se ficar na dúvida de como fazer isso, vale a pena consultar um designer gráfico. 😉
Além de dar uma importância profissional ao cartão de visita, o designer pode, inclusive, realizar uma análise emocional sobre o que envolve a percepção dos clientes sobre sua marca e o que pode ser interessante transmitir em seu logo.
Nessa fase, algumas perguntas relevantes merecem ser respondidas:
- Qual a missão do escritório?
- Quais valores devem ser transmitidos?
- Qual o diferencial do escritório para o segmento em que atua?
- Quem é o público-alvo?
3. Priorize a coerência
Antes de pensar em colocar uma arroba antes do e-mail, uma casinha antes do seu endereço comercial e um telefone antes do número do seu celular, avalie se o uso de ícones “conversa” com a identidade visual para advogados.
Quando o acesso à internet era exceção ou novidade, lá por meados dos anos 1990, fazia muito sentido certos tipos de sinalização, principalmente como forma de educar o público.
Hoje, menos caracteres podem significar mais foco no que realmente importa!
Até porque, dificilmente seu cliente não vai saber o que é um e-mail ou um site – mas, caso não saiba, muito provavelmente ele vai recorrer ao telefone.
Além disso, o cartão de visita do advogado moderno deve manter uma unidade visual que represente o mais fielmente possível o escritório e o profissional.
4. Escolha as cores
Além das limitações éticas da profissão, a escolha e a aplicação de cores devem seguir alguns critérios básicos de legibilidade e identidade visual. Para isso, tenha em mente que a maior preocupação deve ser a clareza das informações.
Fuja dos clichês, como fundo preto e fonte branca, com alguns toques em vermelho, por exemplo. Talvez o uso de cores complementares, em tons não vibrantes, seja uma boa alternativa.
Entender, ainda que superficialmente, o sentido da aplicação das cores pode ajudar na escolha. Selecionamos algumas abaixo:
- Azul: calma, tradição e confiança;
- Tons em bege e cinza: neutralidade e sobriedade;
- Bordô: distinção ligada a uma ideia de nobreza;
- Preto e prata: quando combinados, remetem a uma ideia de sofisticação.
5. Dê atenção à tipografia
Na escolha das tipografias (forma escrita) permanece a convenção de “menos é mais”. Duas tipografias, sendo uma principal e outra complementar, são mais do que suficientes.
Afinal, no cartão de visita do advogado moderno, o uso excessivo de tipografia pode influenciar na perda de identidade e, o pior de tudo, na confusão hierárquica. E nós queremos conquistar e não confundir nossos potenciais clientes, certo? 🙂
6. Acerte nos recursos visuais
Os recursos visuais existem para dar um acabamento diferenciado e funcionam como um “charme” a mais para o seu cartão de visita, principalmente na versão impressa.
Por isso, recomendamos que você escolha apenas um ou dois recursos para valorizar seu cartão. Unir verniz localizado, faca especial, tamanho alternativo, baixo relevo – tudo ao mesmo tempo – não é uma decisão nada moderna, concorda? 😉
É possível usar alguns símbolos da advocacia em seu cartão e em seu logo, mas sem esquecer da premissa de que menos é mais!
Outro detalhe importante é evitar repetições. O tamanho do cartão de visitas já indica que esse tipo de material foi feito para ser direto. A sua marca gráfica não precisa aparecer mais de uma vez e nenhuma informação precisa ser replicada.
Um design limpo, objetivo e atual é a cara do cartão de visita do advogado moderno.
7. Use os QR Code
O cartão de visitas com QR Code pode ser acessado em qualquer lugar e no momento em que o cliente desejar. Basta estar com o celular em mãos e ele terá acesso a todas as informações sobre você e/ou seu escritório de forma simples e rápida, o que aumenta a possibilidade de interesse pelos seus serviços.
Outra vantagem é que garante que você consiga reunir todas as informações importantes na página para onde o código direciona, sem necessariamente precisar que esses dados estejam no próprio cartão de visitas.
Cartão de visita digital: a nova tendência do advogado moderno
Imprimir cartões de visita pode ser ruim por dois motivos. O primeiro é que acaba se criando um estoque difícil de esgotar, já que a maioria das gráficas só imprime esse tipo de material em grandes quantidades. O segundo é que, em algum momento, o cartão vai virar lixo.
Esse tipo de reflexão acabou servindo de inspiração para o surgimento do cartão de visita digital. Pode ser uma excelente opção para advogados modernos e conscientes, né?
O que é cartão de visita digital?
O cartão de visita digital é uma versão virtual do tradicional cartão de visita em papel. Ele pode ser disponibilizado e compartilhado em dispositivos móveis em formato de imagem ou PDF. Já existem, inclusive, aplicativos para que você possa fazer o seu próprio cartão e compartilhá-lo virtualmente com quem você quiser.
Além de ser uma alternativa moderna de cartão de visita do advogado, o cartão digital acaba sendo uma forma de baratear custos. Há quem prefira ter as duas versões para usá-las em momentos distintos.
Como fazer cartão de visita digital?
Existem algumas alternativas para você fazer a sua versão digital de cartão de visita do advogado. Separamos as três principais. Olha só:
Canva
O Canva é uma plataforma que permite que você crie designs próprios para diversas utilidades, como apresentações, infográficos e, claro, cartão de visita digital. Você pode usar os recursos gratuitos que a ferramenta disponibiliza, como também escolher as opções pagas. O Canva oferece, ainda, templates para facilitar o seu trabalho.
Se você pratica marketing jurídico na internet, essa ferramenta pode ser muito útil também para isso. 😉
Trakto
O Trakto tem uma proposta bem parecida com o Canva. O serviço também permite a criação de design para diferentes motivos, inclusive para cartão de visita digital. Você pode usar a plataforma gratuitamente ou optar por um plano mensal.
Se você quer conhecer mais apps para facilitar sua rotina, não deixe de conferir a lista completíssima que fizemos com uma seleção dos melhores aplicativos para advogados.
Quando usar o cartão de visita do advogado?
Cartões de visita são trocados para dar continuidade à conversa e estreitar o relacionamento.
Então, antes trocar cartões, estabeleça uma conversa interessante para que o cartão de visita funcione como um convite para prolongar o papo. Essa dica funciona tanto para cartões físicos quanto para os digitais.
Agora uma dica mais voltada para os cartões impressos: quando finalmente for entregar o seu cartão de visita a alguém, deixe a parte da frente sempre posicionada para cima e voltada para quem o está recebendo.
E quando for a sua vez de receber o cartão de alguém, não o esqueça na bolsa, na carteira ou perdido na galeria do seu smartphone. Assim que possível, salve os dados dos novos contatos no meio que você usa para tratar seus relacionamentos profissionais.
Você pode, por exemplo, salvar o contato no seu celular, adicioná-lo no melhor software jurídico utilizado na sua rotina e até procurar a pessoa no Linkedin ou no Facebook.
Conclusão
Criar um cartão de visitas para advogados envolve um grande nível de detalhes e diversas escolhas. E para que o conjunto da apresentação seja algo interessante, tanto em conteúdo quanto em estética, vale a pena contar com a ajuda de um profissional para criar uma arte que esteja em consonância com o seu escritório e o seu marketing pessoal.
Geralmente, agências ou designers freelancers podem lidar com essa demanda de forma adequada, respeitando o Código de ética e Disciplina da OAB. Mas, caso você não queira ou não possa fazer esse investimento agora, existe a possibilidade de fazer o seu cartão de visita digital.
Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️
Mais conhecimento para você
Vale a pena também conferir os seguintes materiais:
- Guia de marketing digital para advogados e escritórios de advocacia
- Saiba como fazer o planejamento estratégico para escritórios de advocacia
- Dicas de publicidade na advocacia nos limites do Código de Ética da OAB
- Análises e comentários ao art. 321 do Novo CPC
Agora é a sua vez! Gostou das dicas? Na sua opinião, como deve ser o cartão de visita do advogado moderno? Comente a sua opinião aqui!😊
Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...
Ler maisDeixe seu comentário e vamos conversar!
Achei muito interessante todas as dicas sobre a publicidade do advogado!
Olá, Padua!
Ficamos muito contentes.
Vale conferir o artigo: https://www.aurum.com.br/blog/publicidade-na-advocacia/ também 😉
Tenho nome composto, porém desde sempre só me chamam pelo meu segundo nome, posso utilizar somente ele no cartão, ex. Dra. Heloísa Ferrari?
Tenho a mesma dúvida, gostaria de saber sobre o nome composto,
Se posso utilizar somente o 2° nome?
Olá! 😊
Acrescentamos o que é e não permitido no tópico “Quais as condutas para o cartão de visita do advogado?”.
De acordo com as novas regras da OAB, os advogados estão proibidos de fazer menção a cargos, empregos ou funções exercidas no passado ou presente, e de colocar foto nos cartões de visitas, mas nada menciona sobre o uso do segundo nome 😉
Esperamos ter ajudado!
No caso do advogado não ter escritório a palavra advocacia pode ser utilizada no cartão ? Ex.: Alberto advocacia
Excelente a dica do cartão
Oi, Wania! Que bom que você gostou! 😉
Se você quiser algumas dicas para usar seu cartão em bons networking, indico o conteúdo do advogado Emiliano Landim, olha só: https://aurum.com.br/blog/networking-para-advogados/
Espero te ver mais vezes por aqui. 😉
Abraços!