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5 motivos da importância do feedback para clientes na advocacia

5 motivos da importância do feedback para clientes na advocacia

25 mar 2019
Artigo atualizado 25 set 2024
25 mar 2019
ìcone Relógio Artigo atualizado 25 set 2024

Você sabe qual a importância do feedback para seus clientes? Bom, é um fator que afeta diretamente no atendimento de escritórios. E estou certo de que este é o grande diferencial para qualquer negócio.

Apenas um atendimento acima da média gera fidelização do cliente, e este deve ser sempre o seu objetivo final. Sem a fidelização de clientes na advocacia, não há qualquer diferença entre o seu serviço e o serviço do escritório da esquina, e todos perdem, brigando apenas pelo menor preço.

A importância do feedback na advocacia:

Por isso tudo que falei acima, o feedback para os clientes na advocacia é essencial. Para te deixar com ainda mais certeza, compartilhei 5 motivos que comprovam a importância do feedback de um advogado para os clientes.

Entenda como um bom feedback pode se tornar um diferencial competitivo na advocacia! 😉

1. Aumentar a confiança do cliente

Em geral, nosso cliente desconfia de advogados. Seja por uma experiência ruim que tenha tido anteriormente, seja pela nossa fama no mercado, ou mesmo pelo que vemos em filmes, séries de advogados e novelas. O fato é que os advogados em geral não têm uma boa reputação.

Claro, o fato de existirem profissionais que só falam com o cliente duas vezes na vida, ao assinar o contrato de honorários e ao fim do processo, não ajuda em nada este quadro. Pelo contrário, somos avaliados como se fossemos tais profissionais.

Ao oferecer um feedback constante para os seus clientes, você tem a chance de mudar esse cenário. A cada novo contato e informação a confiança do cliente cresce, assim como sua fama de bom profissional.

Está aí o primeiro motivo da importância do feedback! Se você deseja saber tudo sobre um bom atendimento em escritórios, te convido a conhecer o portal O Futuro da Advocacia.

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2. Se antecipar às necessidades do cliente

Se antecipar às necessidades do cliente deve ser sempre um dos principais objetivos para um bom atendimento em escritórios de advocacia. E uma das principais formas de se antecipar a essas necessidades é oferecer feedback para os clientes.

Mas como oferecer feedback, ou seja, uma informação passada, pode ser uma forma de se antecipar às necessidades do seu cliente? Simples. Seu cliente quer feedback a todo tempo, e da forma mais rápida possível.

Quando seu cliente é comunicado rapidamente sobre andamentos e atualizações de sua demanda, ele tem sua necessidade de informação antecipada e suprida. Afinal, não precisa contatá-lo constantemente para saber dos andamentos, ou cobrar uma posição.

Assim, fica clara a importância do feedback para os clientes na advocacia. E mostra que essa pode ser uma forma de antecipar suas necessidades, uma vez que o movimento parte de você, e não do seu cliente.

Um software jurídico pode facilitar ainda mais esse processo. O Astrea, por exemplo, oferece a opção de envio de atualizações aos clientes por e-mail. É uma forma simples e prática de mantê-lo informado e antecipar suas necessidades.

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3. Oferecer um serviço diferenciado

Como falamos na introdução, o grande diferencial para qualquer negócio é oferecer um serviço acima da média. Isso permitirá que você se destaque na carreira.

Em um universo que muitos advogados sequer atendem aos telefonemas dos clientes, e outros se recusam a se comunicar por WhatsApp e outros aplicativos, aumenta ainda mais a importância do feedback. Afinal, manter o cliente informado é um grande diferencial competitivo.

Quantos colegas você já viu reclamando de clientes que ligam e mandam mensagens? Quantos você vê que não atendem o telefone e nunca retornam? Ao oferecer feedback para os seus clientes, você imediatamente se destaca dos demais.

Por isso, é importante atender o seu cliente, retornar seus contatos e, principalmente, automatizar estes contatos. Em outro conteúdo aqui para o blog eu falei sobre isso com mais detalhes, explicando sobre como uso o manual do cliente na advocacia.

Uma boa opção é utilizar o Astrea, que pode ser configurado para contatar automaticamente o seu cliente sobre atualizações de suas demandas.

4. Prospectar pelo feedback

Há um segredo que costuma ser bem guardado sobre a importância do feedback. Quando você oferece feedback para os clientes na advocacia, também consegue prospectar novos casos e clientes em cima deste feedback. Mas como?

É mais simples do que parece. Você já deve ter ouvido a expressão “quem não é visto, não é lembrado”, certo? Então. É exatamente este o princípio.

Ao enviar feedback para os seus clientes, além dos benefícios de satisfação, você está sendo lembrado, se expondo ao cliente. Seu nome aparece no e-mail dele, nas mensagens, nas ligações.

É uma boa forma de conseguir indicação de clientes na advocacia. Já perdi a conta de quantos clientes, em resposta a um contato, me passaram uma nova demanda e marcaram consultas. Ou então falaram de outros amigos que estavam precisando de auxílio.

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5. Cobrar honorários maiores que os da concorrência

Por fim, a cereja do bolo sobre a importância do feedback na advocacia! Oferecendo retorno constante para os clientes, você também pode cobrar honorários maiores que os da concorrência. E o motivo é bem simples: se você oferece um serviço superior ao da concorrência, seus honorários também devem ser maiores.

Eu sei que temos receio de aumentar os honorários. Sei do medo de oferecer um valor e o cliente não fechar, e achar que o mundo vai acabar depois da reunião. Mesmo não sendo o tema deste artigo, acredite: vale a pena ter clientes qualificados que pagam melhor, ao invés de uma quantidade enorme de clientes que não gera resultados para o escritório.

Mas o fato é: o cliente enxerga o diferencial. Quanto mais conhecido você ficar no mercado, quanto melhores suas referência, maior será sua capacidade de cobrança – e maior será o entendimento do cliente que vale a pena investir mais em um serviço melhor.

Conclusão

Acabamos de ver a importância do feedback na advocacia em 5 pontos. E não há como negar: enviar constantemente um retorno para os clientes é um fator essencial.

Este feedback vai resultar em mais confiança no seu serviço pela diferenciação, permitindo uma prospecção melhor, bem como cobranças de honorários melhores e mais justos.

Para isso, é necessário que você comece AGORA a implementar uma rotina de atendimentos, com um cronograma voltado para as necessidades dos seus clientes. De preferência, contrate um software como o Astrea para automatizar grande parte deste feedback, permitindo que você pense em novas formas de atender ainda melhor os clientes.

E para você, qual a importância do feedback para os seus clientes? Você costuma enviar um retorno constante e mantê-los atualizados? Compartilhe com a gente nos comentários! 😉

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Advogado (OAB 152142/RJ). Bacharel em Direito Universidade Cândido Mendes Centro - Rio de Janeiro. Pós graduado em Direito Imobiliário pela EBRADI. Possuo cursos em Empreendedorismo Jurídico com Rodrigo Padilha; Oratória e Influência do BBI of Chicago; Introdução ao Visual Law...

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  • Cristina 27/03/2019 às 15:44

    Parabéns pelo ótimo texto e pelo roteiro explicativo!!!!!!!

    • Mateus Terra 28/03/2019 às 12:31

      Obrigado Cristina!

  • Gisleine Santos 27/03/2019 às 12:08

    Feedback sem dúvida é uma das mais importantes tarefas que devemos fazer! Se não for a mais importante talvez. Parabéns pelo Texto

    • Jéssica Barros 27/03/2019 às 15:16

      Acho de extrema importância. Evita constrangimentos, porque se você não posiciona o cliente e algo não sai como o planejado no atendimento inicial ele te culpará. Fora que demonstra uma pessoalidade e preocupação, ou melhor, humanização no trato.

      • Mateus Terra 28/03/2019 às 12:30

        É verdade, Jéssica. E toda humanização também gera indicações dos clientes satisfeitos, tornando-se um ciclo virtuoso.

    • Mateus Terra 28/03/2019 às 12:29

      Concordo Gisleine! Obrigado!

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