Como será que os escritórios e advogados estão se organizando para se adequar às mudanças trazidas pela quarentena? Essa foi uma das várias perguntas que surgiram por aqui ao pensarmos em nossos clientes, leitores e seguidores.
Foi em busca de respostas e de informações úteis para compartilhar com você neste de momento de mudanças e adaptações que decidimos bater um papo com Daniel Marzari, sócio do escritório Oneda & Marzari – Advogados Associados, para o blog da Aurum.
Cliente Astrea há quase um ano, o escritório de Daniel presta serviços nos âmbitos consultivo e contencioso e possui bases em Mato Grosso e Santa Catarina. Contam com 32 colaboradores, sendo 22 advogados. No entanto, atualmente, estão todos da equipe, sem exceção, trabalhando em regime de home office.
Na conversa que você lê a seguir, Daniel comentou como foi (e está sendo) a transição para o novo modelo de trabalho e falou sobre a importância de contar com um bom software jurídico na rotina do escritório, inclusive em períodos de instabilidade e grandes mudanças. Confira!
Como o escritório Oneda & Marzari está se adaptando à crise
O que motivou a contratação do Astrea no escritório?
Daniel: Quando a gente abriu o escritório em Santa Catarina, a gente precisava de mais comunicação. O sistema que a gente usava já não atendia mais a demanda. Tinham algumas coisas que ainda eram feitas manualmente, em tabelas, porque o sistema anterior não dava vazão. Então buscamos um software que atendesse o que a gente precisava.
Nosso intuito era englobar as unidades do escritório como um todo [Santa Catarina e Mato Grosso], aumentar o número de usuários, melhorar a forma de controle e unificar toda a equipe em um mesmo sistema. Tudo é um mesmo escritório, todas as unidades seguem as mesmas diretrizes, precisávamos de padronização.
Eu fiz uma pesquisa de mercado, cotei outros sistemas e optei pelo Astrea pelo melhor custo/benefício.
Como vocês utilizam o Astrea no escritório?
Daniel: Começamos menores, hoje a gente tem acesso para 30 pessoas no software. Só não têm acesso algumas que atuam mais na parte administrativa. Mas todo o controle de pauta, audiência, financeiro, prazos de maneira geral, e tarefas do dia a dia… tudo isso é feito de forma digital pelo Astrea.
São vários prazos por dia, várias publicações. A gente recebe em torno de 300 a 600 publicações diárias, então tem que ter um cuidado e controle muito grande para não perder os prazos. O acompanhamento e a comunicação de trabalho também é toda feita no sistema.
O que mudou no escritório com a contratação do Astrea?
Daniel: Como o Astrea abrange mais funções que o sistema anterior e tem mais funcionalidades, a gente conseguiu dinamizar mais o trabalho, fazer uma melhor divisão de atividades e aperfeiçoar o acompanhamento das ações. Tudo isso sempre focando em evitar a perda de prazos e prevenir outras situações.
Então, com diferentes [perfis de] usuários no sistema, por exemplo, se acontecer qualquer situação inesperada, eu sei quem fez, o que fez, para tentar corrigir. Assim consigo ter a informação mais a mão.
Outra coisa que o sistema trouxe é a parte de Inteligência Artificial, que consegue já fazer uma leitura prévia [dos andamentos processuais] se é prazo ou audiência. Isso facilita muito e contribui até na rapidez de cumprir aquele prazo.
A chegada da Covid-19 ao Brasil trouxe muitas mudanças, inclusive nos escritórios de advocacia, que passaram a atuar em regime de teletrabalho. Como foram essas mudanças no seu escritório?
Daniel: Nós informamos aos clientes que iríamos aderir ao modelo de teletrabalho e todos os colaboradores estão fazendo o trabalho em casa. Nós estamos fazendo alguns atendimentos por Whatsapp e telefone, mas o restante conseguimos administrar bem.
Em quais momentos ou atividades vocês sentiram mais impacto até agora?
Daniel: A gente faz um trabalho no escritório de compliance e clima organizacional, e isso facilita bastante. Já temos uma estrutura com dinâmicas de trabalho, fluxos e tudo mais. Nós temos tudo informatizado: nosso servidor tem acesso remoto, os prazos a gente controla pelo Astrea. Hoje, todo mundo consegue acessar todos os dados remotamente. Em torno de 95% dos nossos processos são eletrônicos, isso facilita bastante.
A parte do trabalho mais operacional, como a confecção de peças, também seguiu tranquila. O que dificulta são as atividades presenciais, os prazos suspensos, as audiências, o atendimento ao cliente.
Vocês sentiram algum impacto no volume de trabalho? Como estão lidando com isso?
Daniel: Fizemos algumas adequações de horários, estabelecemos algumas metas diárias para os colaboradores em home office e fizemos o acompanhamento disso. Inclusive, essa é uma das coisas proporcionadas pelo Astrea, pois, por meio dele, conseguimos acompanhar as tarefas de cada um.
Assim, por mais que os prazos estejam suspensos, conseguimos dar vazão às demandas e não vamos ficar com acúmulo de trabalho lá na frente, quando retornarem os prazos e audiências. Até porque o judiciário está em teletrabalho… Então tem publicação, tem sentença, tem ácordão.
Em relação aos nossos clientes, o que temos visto é que muitos da área empresarial estão sentindo os efeitos da crise. Aí cabe também a nós, advogados, nos adequarmos ao mercado. Em alguns casos é possível prestar um trabalho preventivo, já que tiveram algumas novas medidas das partes trabalhista e tributária, por exemplo.
Como ficou a divisão e o acompanhamento das atividades no formato home office?
Daniel: Já há algum tempo a gente vem trabalhando com fluxogramas e organogramas de funções: quem faz a tarefa, quem faz a checagem e conferência, e tudo mais. Então hoje, no teletrabalho, seguimos mantendo esses fluxos.
Claro que a gente trata algumas diretrizes e questões pontuais por telefone, Whatsapp ou chamada de vídeo. Mas o grosso do volume de trabalho, como a gente já tinha fluxos adotados, foi só seguir normalmente.
O que estamos acompanhando mais agora é a questão da produtividade, as metas que estabelecemos no início da semana, para manter a rotina de trabalho que comentei antes.
O Astrea contribui para facilitar esse momento de adaptação do escritório ao home office?
Daniel: Ah, facilita bastante. Só pela plataforma ser digital, de você poder consultar de qualquer lugar o que tem para fazer, se organizar, poder delegar tarefas, deixar registrado quem fez, por que e como fez, contribui muito na produtividade – o que é realmente muito importante.
A equipe do escritório se adaptou bem ao Astrea?
Daniel: O sistema é bem didático, intuitivo. Não tivemos dificuldades. O pessoal gosta bastante do sistema. Ele é bem simples para utilizar, não tenho dificuldades em ensinar para novas pessoas quando entra um colaborador novo. Não tem segredo.
Você acha que, nesse momento, contar com um software jurídico pode trazer benefícios para o restabelecimento de escritórios de advocacia?
Daniel: Na verdade é um item essencial. Se você não tem uma forma de controle remota e, em uma situação de isolamento social, precisa se deslocar ao escritório para ver o cumprimento de um prazo, ou receber uma publicação, é um problema.
Acho que nem é só pela questão atual, é que quem não ainda tem [um software jurídico], precisa fazer esse upgrade para o trabalho, senão vai parar no tempo. Hoje com os processos eletrônicos, com a nova dinâmica, com a celeridade do judiciário em muitas questões, sem esse acompanhamento digitalizado você acaba deixando o bonde passar.
Não só durante a quarentena, o sistema é essencial sempre para fazer esse controle. Como ter esse controle trabalhando remotamente? A gente sabe que nem todo mundo tem essa percepção de que o home office é um dia de trabalho normal. Então sem esse acompanhamento que um sistema oferece você não tem como identificar nem tratar esses problemas. Ainda mais em equipes maiores, é quase obrigatório. Não vejo, hoje, como não ter um sistema.
Que dicas você daria para quem está buscando por um sistema jurídico agora?
Daniel: Eu sempre falo com colegas que há questões que não são despesas, são investimentos. Você investe em uma melhora.
Você usar um sistema que te dê uma segurança de que a equipe está fazendo um bom trabalho, que você está fazendo o acompanhamento adequado, ou que auxilie no atendimento ao cliente, com certeza vai reverter lá na frente em faturamento. Além do que, para prestar um bom trabalho é necessário ter boas ferramentas para isso.
Agora, principalmente, você não vai no fórum, ou na vara do trabalho, no judiciário, todos os dias ver o andamento do processo. Então, hoje, eu não vejo como um escritório trabalharia sem um sistema jurídico.
Rodar controle por planilhas, tabelas… é impossível, principalmente para escritórios com muitas pessoas. Eu falo isso tudo porque pesquisei bastante no mercado e optei pelo Astrea porque, para a minha demanda, que tem um bom número de processos, ele atende bem às necessidades e é um ótimo custo-benefício. Então, para quem precisa economizar, perto de outros sistemas ele é muito completo e por um bom valor. Vale a pena mesmo!
Onde encontrar Daniel Marzari
Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...
Ler maisDeixe seu comentário e vamos conversar!
Deixe um comentário