Um currículo de advogado é diferente do curriculum vitae de quem tem outras profissões? O que torna mais competitivo um CV para área jurídica? Como preparar (ou atualizar) esse documento para que ele se encaixe nos padrões de 2023?
Dúvidas desse tipo são bastante comuns, e não apenas entre as pessoas que estão para se formar em direito. Em qualquer estágio da carreira, advogados e advogadas podem levantar questões semelhantes face a uma possível candidatura a cargos no setor público ou privado.
Por isso, elaboramos este conteúdo para esclarecer o que torna um currículo adequado para a profissão de advocacia com dicas de como otimizar o CV para ampliar suas chances de contratação de agora em diante. 🙂
Características do currículo para área jurídica
Um currículo preparado por quem pretende se candidatar a empregos na área jurídica costuma manter um estilo tradicional, tanto na aparência quanto na linguagem utilizada. Isso se justifica pela seriedade que envolve esse campo de atuação, mas há espaço para deixar o documento com um layout contemporâneo e atraente na medida certa.
Assim como os profissionais de outros segmentos vêm fazendo, você pode usar um modelo de currículo para advogado disponível online e inserir suas informações aproveitando a formatação pronta. Além disso, procure tornar o texto do seu currículo de advogado mais objetivo e sintético para que tanto o visual quanto o conteúdo proporcionem uma fácil leitura.
Como criar um currículo de advogado?
Quer você pretenda trabalhar em um escritório de advocacia, no departamento jurídico de uma empresa ou atuar em um órgão público, seu ponto de partida deve ser o mesmo: criar um currículo de advogado que atenda as expectativas de contratantes em potencial.
É provável que este documento passe por especialistas em Recursos Humanos, que fazem uma avaliação inicial e até podem usar softwares de triagem automática para rejeitar currículos que não se enquadrem nas expectativas para o cargo. Portanto, garanta que o seu CV inclua os seguintes dados (de preferência, aproveitando as dicas do próximo tópico):
1. Informações pessoais
Nome, profissão (e número de registro na OAB, se tiver), data de nascimento, endereço, telefone e e-mail de contato. É facultativo incluir foto no CV ou um link para seu perfil no LinkedIn.
2. Qual o seu objetivo
Apesar de não ser uma seção obrigatória, vale a pena escrever de 2 a 3 frases para expressar seu interesse na vaga.
3. Experiência profissional
Com a lista de ocupações em ordem cronológica inversa e incluindo dados completos sobre o cargo exercido (com nome e local da empresa, período de contratação) ou detalhes sobre sua atuação em caráter autônomo.
No caso de um currículo de advogado recém-formado, você pode mencionar trabalhos pro-bono ou até apresentar esta seção após a seção de educação.
4. Formação acadêmica
Com informações organizadas por grau de importância, sem a necessidade de especificar cursos de menor escolaridade.
5. Seções adicionais
Onde você pode valorizar os diferenciais de sua candidatura, tais como o domínio de softwares jurídicos, idiomas, publicações, entre outros.
Viva com liberdade
Quanto antes você contrata, menos você paga
Aproveitar desconto *Confira o regulamentoDicas para otimizar um currículo na advocacia
Para ajudar, vamos dar algumas dicas de como você pode otimizar o seu currículo de advogado. Esperamos que goste!
Use o seu poder de persuasão
Mais do que preencher os campos essenciais de um bom modelo de currículo, escreva pequenos textos complementares para destacar suas conquistas ou descrever brevemente sua atuação.
Inclua palavras-chave no currículo
Enfatize seus conhecimentos no meio jurídico usando termos como direito digital, mediação, atuação na área ambiental, entre outros.
Mantenha o conteúdo conciso e organizado
Lembre-se que as pessoas “correm os olhos” pelo documento em busca das informações que desejam ler, por isso vale a pena estruturar seu currículo usando títulos, subtítulos e bullet-points (marcadores).
Personalize seu currículo
Faça algumas edições no seu CV básico para criar versões personalizadas de acordo com cada oportunidade.
Por exemplo, você pode citar o nome exato do cargo ofertado e da empresa contratante na seção sobre seu objetivo e alterar algumas das palavras-chave para combinarem melhor com as características desejáveis mencionadas no anúncio de emprego.
Evite o excesso de informação
Foque no que é relevante para o cargo, deixando de fora dados com viés discriminatório (tais como raça, gênero, estado civil) e números de documentos, que podem ser solicitados mais adiante no processo seletivo profissional.
Revise minuciosamente o documento
É normal cometer pequenos erros gramaticais ou falhas de digitação ao redigir um currículo, mas redobre a atenção ao revisá-lo.
Use as dicas ao seu favor!
Na comparação entre dados computados pela OAB (Ordem Brasileira dos Advogados) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que haja uma proporção de 1 advogado para cerca de 190 habitantes em nosso país. Isso sem contar estagiários de direito…
Então aproveite as dicas deste artigo para deixar seu currículo de advogado ainda mais competitivo e comece a se preparar para as entrevistas de emprego.
Se você gostou desse conteúdo, recomendamos também:
- Planilhas para advogados
- Como funciona a assinatura digital
- Aplicativos para advogados
- Big Data Jurídico: o que é, para que serve e vantagens para advogados e gestores
- Themis e Astrea: conheça as diferenças dos softwares jurídicos da Aurum
- Tudo o que precisa saber sobre direito digital
- Tipos de advogados: principais áreas de atuação e caminhos para a sua carreira
- Tire todas as suas dúvidas sobre direito ambiental
Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️
OnlineCurriculo é uma plataforma que reúne informações e ferramentas úteis para quem está em busca de emprego. Com nossos recursos, fica mais simples montar o curriculum vitae ideal para atingir seus objetivos profissionais. Oferecemos um grande banco de modelos de currículos...
Ler maisDeixe seu comentário e vamos conversar!
Deixe um comentário