Empreendedorismo na advocacia: Como se destacar e ter sucesso no longo prazo

Empreendedorismo na advocacia: Como se destacar e ter sucesso no longo prazo

8 set 2015
Artigo atualizado 1 out 2024
8 set 2015
ìcone Relógio Artigo atualizado 1 out 2024

O mercado jurídico está cada vez mais concorrido. A competitividade está presente na rotina de advogados e principalmente na rotina de advogados empreendedores, o que gera uma necessidade latente de inovações e da busca por diferenciais que possam proporcionar evolução e superação constante.

Trazer mudanças para seu escritório pode alterar sua posição dentro do mercado e colocá-lo à frente da concorrência. Atualmente, para destacar-se, “pensar fora da caixa” é essencial. Enxergar novas oportunidades e novas áreas de atuação que vão além de civil, trabalhista e penal, novas áreas de remuneração, novas formas de atendimento e de fazer negócio podem significar sair à frente dos concorrentes. Ter o pensamento estratégico diferenciado é fundamental para se destacar e se manter no presente perfil de mercado.

Alguns passos são importantes quando se busca sucesso com o empreendedorismo na advocacia, dentre eles está traçar uma curva de valor.

Porém, como projetar essa curva de valor?

São quatro ações básicas que juntas são capazes de apresentar o resultado:

Reduzir

Quais atributos devem ser reduzidos abaixo dos padrões setoriais? Por exemplo, reduzir o número de papéis presentes no escritório, tornando os processos mais eletrônicos ou fazendo a transferência de dados físicos para servidores online.

Eliminar

Quais atributos são considerados indispensáveis para o setor devem ser eliminados? Estruturas enormes dentro de um escritório podem ser eliminadas e substituídas por outras menores.

Criar

Quais atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados? Um empreendedor deve pensar em serviços que o mercado ainda não oferece, novas áreas que possa atuar e se especializar, para assim garantir sua permanência e sair na frente daqueles que ainda estão fazendo o mesmo de sempre.

Melhorar

Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? Os sites de advocacia costumam ser engessados e com conteúdos completamente genéricos. Criar sites que ofereçam assuntos mais relevantes e informações mais completas é totalmente significativo. Hoje, é interessante que existam conteúdos voltados para a comunicação com o público final.

“Planejamento estratégico não lida com decisões futuras. Lida com a futuridade das decisões presentes” (Fernando Finger Santiago, professor da ESA OAB/DF e sócio fundados da 4Legal).

Criar um empreendimento que obtenha sucesso no ramo da advocacia é uma tarefa de dedicação, estudo de mercado, liderança e planejamento de custos e riscos. A chave para alcançá-lo é o foco nas oportunidades que aparecem, deixando de lado as dificuldades e enxergando as chances de contornar crises e concorrências. Uma palavra é a fonte do sucesso duradouro: diferencial.

Mais conhecimento para você

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre direito e advocacia, é só seguir navegando pelo blog da Aurum! Nele, você encontra materiais sobre os seguintes assuntos:


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.