Empreender é o caminho para advogados que decidem abrir um escritório. Essa jornada de formatar e gerir o negócio é permeada de dúvidas, incertezas e desafios, potencializados pela lacuna na formação desses profissionais sobre como empreender na advocacia.
O empreendedorismo na advocacia vem sendo objeto de estudo não só de jovens advogados, mas de profissionais já há mais tempo no mercado que buscam ampliar habilidades, conhecimentos e técnicas para crescer na carreira e expandir seus negócios com maiores chances de sucesso. É preciso se cercar das melhores práticas do mundo dos negócios, do empreendedorismo e da gestão jurídica do escritório.
A Disney e o empreendedorismo na advocacia
Para te ajudar nisso eu faço um paralelo entre a Disney e a Advocacia.
Você pode se perguntar: “mas o que Disney tem a ver com empreendedorismo na advocacia?” Calma, eu te explico!
A Disney é referência em empreendedorismo, gestão e inovação, levando seu método para além de suas fronteiras, podendo ser um paradigma de comparação para a advocacia.
O jeito Disney é um grande balizador para bancas de todos os portes e segmentos de atuação no que tange as estratégias para ganhar mercado, alcançar a excelência, fidelização de clientes e resultados financeiros.
A base estratégica da Disney é calcada em uma questão conhecida do mundo empresarial: conheça seu negócio (o que você faz), conheça seu cliente (para quem você faz) e satisfaça e supere as expectativas (como você faz).
Vamos analisar cada tópico sob a ótica do empreendedorismo na advocacia:
Conheça seu negócio: o que você faz
Todo advogado empreendedor deve conhecer o mercado em que está atuando. É preciso saber se posicionar, conhecer o próprio negócio e, a partir disso, projetar uma visão de futuro.
Algumas perguntas que podem ajudar nesse processo:
- Que problema você resolve?
- O que você vende e pra quem?
- Por que o cliente escolhe você?
- Qual o seu diferencial competitivo?
- Quais as tendências do setor em que o cliente está (se for empresa)?
- Como a economia afeta o seu cliente (se for pessoa física)?
Conhecer a macroeconomia da sua região, o que movimenta a sua cidade, ser multidisciplinar na busca por informação são condições para empreender, não só na advocacia mas em qualquer segmento de negócio. Sem conhecer o mercado nenhum negócio tem condições de dar certo. Lembre também de mapear a concorrência em quantidade, qualidade e também na forma da prestação do serviço jurídico.
Conheça seu cliente: para quem você faz
O empreendedorismo na advocacia e o empreendedorismo jurídico diferem um pouco dos demais tipos ramos de atividade por esbarrar em algumas limitações e restrições quanto à publicidade. Contudo, quanto mais você souber a respeito do seu cliente, menos esforço de marketing será necessário.
Identifique para quem você resolve um problema. Quem é o seu público alvo? Qual a real necessidade, as dores e as frustrações do seu cliente potencial? Seja o mais específico possível.
Na Disney há um termo para isso: Guestologia, que significa a pesquisa de mercado e cliente. É o trabalho de descobrir quem são os clientes e entender o que eles esperam quando chegam para uma visita. Guest, em inglês, quer dizer hóspede, convidado, e logy vem de ciência. A junção desses termos deu origem à Guestologia (em português), a ciência do cliente.
Identificar quem são seus clientes e quem não são leva a mudanças estratégicas no atendimento. Algumas vezes muitos dos possíveis clientes são negligenciados por desconhecimento de seu potencial. Conhecê-los direciona a estratégia de comunicação, de posicionamento, de marketing, de estabelecimento e manutenção de vínculo. Conheça o seu cliente, não só para satisfazê-lo, mas para superar as suas expectativas, para encantá-lo.
Supere expectativas: como você faz
Para superar as expectativas dos clientes, primeiro é preciso saber quais são elas e isso é decorrente de conhecer a fundo o perfil do seu cliente. A base que sustenta o negócio da Disney é a mesma da Advocacia: a experiência pessoal vivenciada com o advogado. E aqui entram os detalhes.
Walt Disney era um fanático por detalhes, por superar as expectativas prestando atenção aos detalhes. Em meio a rotina de prazos de um escritório é realmente um desafio e facilmente esquecido. Contudo, é mais simples do que parece aplicar essa dica no empreendedorismo na advocacia.
Cada escritório e cada advogado terá de fazer as duas primeiras lições para poder atender a esta última. Detalhes sempre surpreendem e na grande maioria das vezes não custam dinheiro!
Se inspirar no jeito Disney e aplicar as melhores práticas na sua advocacia é uma estratégia para se diferenciar nesse mercado tão exigente e ávido por atenção!
—
Camila Berni é advogada, consultora em gestão de escritórios de advocacia, escritora e empreendedora.
Se você gostou desse artigo, assine a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades e não perder nenhum conteúdo!
Mais conhecimento para você
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre direito e advocacia, é só seguir navegando pelo blog da Aurum! Nele, você encontra materiais sobre os seguintes assuntos:
- Quando o crime de injúria é configurado? Confira exemplos!
- O que configura uma calúnia, diferença entre injúria e difamação e exemplo
- Entenda como ocorre a prevaricação e quem pode cometer este crime
- Obrigação tributária: espécies, como funciona e atuação dos advogados
- Inteligência jurídica: o que é, relação com compliance e como funciona na prática
- Tudo que os advogados precisam saber sobre compliance tributário
- Contrato de namoro: o que é, como funciona, requisitos e mais aspectos
- Remessa Conforme: o que é, como funciona e como calcular os impostos
- Entenda como ocorre a prevaricação e quem pode cometer este crime
Advogada. Sou autora do livro "Gestão de Escritório de Advocacia - O modelo de excelência da Disney aplicado à Advocacia para encantar os clientes e aumentar os resultados financeiros" e consultora em gestão de escritórios de advocacia....
Ler maisDeixe seu comentário e vamos conversar!
Deixe um comentário