Gestão jurídica é a organização do escritório de advocacia que engloba todos os processos e rotinas, desde a qualidade dos serviços prestados até o controle de entradas e saídas.
Todo negócio precisa de organização e de estratégias que consigam direcionar objetivos que ajudem a manter o bom funcionamento das ações. Uma excelente gestão jurídica é capaz de manter em ordem todas as tarefas do escritório, desde a área de marketing jurídico até o financeiro.
Por meio da gestão jurídica é possível metrificar a produção e a qualidade dos processos, o engajamento da equipe e até mesmo a entrada e saída de verbas. Ou seja, com uma boa gestão há planejamento e acompanhamento, permitindo que o seu negócio cresça.
Veja a seguir mais sobre o assunto e 5 dicas que separamos para facilitar esse processo de controle das ações internas.
O que é gestão jurídica?
A gestão jurídica é uma forma de organizar o seu escritório de advocacia em diversos aspectos que visam melhorar o funcionamento, a qualidade e os resultados. Certamente é um diferencial competitivo que contribui para você se destacar na advocacia e sair na frente da concorrência. Entretanto, o grande desafio dos profissionais é entender que escritórios de advocacia são uma empresa. Ou seja, é preciso atenção para otimizar os processos internos e planejar o futuro. E é aí que a gestão jurídica atua, para que você possa fazer o seu escritório crescer.
Aspectos da gestão jurídica
A gestão jurídica pode parecer muito ampla e, por vezes, difícil de compreender. Afinal, engloba muitos aspectos do escritório de advocacia. Para facilitar esse entendimento, separamos algumas das principais frentes da gestão jurídica no seu escritório:
- Planejamento estratégico;
- Alinhamento de expectativas;
- Delegação de tarefas;
- Controle de entrada e saída (seja de material, pessoas ou verba);
- Transparência;
- Relacionamento com o cliente;
- Padrão de qualidade dos serviços prestados.
Qual a importância de uma boa gestão jurídica?
A crescente concorrência dentro do mercado da advocacia faz com que os profissionais da área tenham que inovar para conseguir se destacar. E para que isso aconteça, não basta estar presente na internet ou em redes sociais, é necessário organizar a casa primeiro.
Certamente um dos maiores desafios dos escritórios de advocacia é conseguir atrair pessoas interessadas em seus serviços. Mas de que adianta atrair dezenas de contatos se você e a sua equipe não conseguem dar conta das demandas que já possuem por falta de organização? Ou mesmo ter grande reconhecimento no mercado, mas não lucrar por falta de controle das finanças de seu escritório?
É por isso que compilamos neste conteúdo algumas dicas de como realizar uma gestão jurídica eficiente e prática, a fim de potencializar o seu escritório e escalar os seus serviços.
Viva com liberadade
Quanto antes você contrata, menos você paga
Aproveitar desconto *Confira o regulamento5 Dicas para melhorar a gestão jurídica do seu escritório
1. Faça um planejamento estratégico
Antes de qualquer outra coisa, é preciso realizar um planejamento estratégico para o seu escritório. Nele, é importante conter:
- Metas para o negócio;
- Quantidade de Funcionários;
- Funções designadas por cada um;
- Verba disponível para investimento;
- Mapeamento de ações e prazos;
- Segmentação de mercado.
Esses são alguns exemplos de pontos que devem ser levados em conta ao dar início – ou reestruturar – um projeto no mercado jurídico. Dessa maneira, você evita surpresas indevidas e, caso tenha, terá a preparação necessária para lidar com a situação.
Isso pode parecer algo simples e de certa forma óbvio, porém muitos advogados e advogadas pulam esta etapa pela empolgação de ter o seu negócio. E em muitos casos, não alinhar as expectativas faz com que se perca o controle da situação.
Confira as dicas de planejamento para escritórios de advocacia.
2. Organize a sua gestão financeira
Outra etapa de suma importância na gestão jurídica é o controle sobre todas as ações financeiras movimentadas pelo seu escritório. E isso vai muito além de querer lucrar mais ou ser bem sucedido, está diretamente relacionado à responsabilidade social.
Além de conseguir manter as contas em dia, como salário de funcionários e bonificações, é importante ter transparência quanto a impostos e taxas. Caso contrário, seu escritório pode sofrer punições severas, tanto do Estado, quanto da OAB.
3. Coloque em prática ações de compliance
O compliance começou a ser integrado no mercado jurídico em meados de 2013, com a promulgação da Lei Anticorrupção, que tem como objetivo manter a clareza e transparência nos âmbitos civil e administrativo.
Esse termo pode ser conceituado como o ato ou procedimento que visa manter o cumprimento das normas regulamentadoras, de acordo com cada mercado. Para exemplificar essa estratégia, você pode pensar em ações como:
- Responsabilidade Social;
- Transparência;
- Gestão empresarial.
Ou seja, compliance nada mais é do que um conjunto de ações que tem como objetivo manter a ordem na parte interna de uma empresa ou associação. E no caso dos advogados, em escritórios de advocacia.
4. Invista e promova a capacitação de funcionários
Apesar de muitos pensarem que investir em cursos de profissionalização e capacitação para os funcionários pode ser um dinheiro desperdiçado, o mercado prova que não é bem assim. Muito pelo contrário, este pode ser o caminho mais rápido para a consolidação de um escritório no mercado.
Cuidar do seu escritório de advocacia vai além do direito, é preciso atenção a tarefas relacionadas à administração, marketing, entre outras. Logo, as pessoas responsáveis precisam ser capacitadas o suficiente para tomar conta de suas funções. Ou seja, qualquer investimento que traga conhecimentos para os seus parceiros de trabalhos resultará em melhores números e em uma evolução exponencial do seu escritório.
5. Melhore a comunicação interna
Por fim, uma dica que vai muito além da divulgação e da captação de clientes, mas que tem relação direta com a gestão jurídica de um escritório. Muitos pensam que marketing serve apenas para venda e promoção, mas não é bem assim! 😉
Através de algumas estratégias de marketing jurídico, é possível melhorar a comunicação interna do empreendimento. Ao criar canais de comunicação para as pessoas que trabalham no escritório fica mais simples designar tarefas, relatar erros, comunicar novidades ou até mesmo parabenizar e promover funcionários.
Ao melhorar a comunicação interna, melhora-se o trabalho desenvolvido. Além disso, ao valorizar a sua equipe, cada um percebe a sua importância, o que pode resultar em maior comprometimento de suas determinadas funções.
Evolua a sua gestão jurídica com o Astrea
Se você chegou até aqui, sabe que a gestão jurídica é algo que precisa ser trabalhado frequentemente no seu escritório. Mas melhor do que oferecer dicas, é te oferecer uma solução.
Já pensou se tivesse uma plataforma que não só faz a gestão dos seus processos de forma automatizada, como também concentra a gestão financeira, a comunicação, a delegação de tarefas e até o seu relacionamento com o cliente em um só lugar?
Bom, essa plataforma existe. É com ela que a sua gestão jurídica fica mais fácil e intuitiva, sendo possível evoluir o seu negócio de forma muito mais tranquila e profissional.
O Astrea é um software jurídico que tem exatamente esse objetivo: facilitar a sua advocacia. Com ele é possível organizar todo o seu negócio em um só lugar, dando adeus às planilhas, conversas constantes no WhatsApp e dezenas de aplicativos no celular.
Seja qual for o seu objetivo e tamanho do escritório, o Astrea tem um plano ideal para o seu momento. E toda vez que você cresce, o Astrea cresce com você, se adaptando a cada nova realidade.
Mesmo que você esteja no início da carreira, é possível profissionalizar a sua gestão jurídica, afinal, com o plano light do Astrea você utiliza as principais ferramentas de forma gratuita por até um ano. E aí, que tal fazer um teste e modernizar a sua advocacia?
Conclusão
Agora que você já sabe o que é a gestão jurídica, como ela funciona e ainda como aplicar na prática, ficou claro que ela é fundamental para a melhoria do seu escritório de advocacia.
Fatores como a gestão financeira e o planejamento estratégico são pontos de destaque e que, se seguidos à risca, podem trazer um retorno super positivo para o seu negócio. Além disso, a boa comunicação interna deve ser levada a sério, pois pode mudar o patamar dos seus serviços.
E claro, com o Astrea todas as dicas ficam muito mais fáceis de serem aplicadas.
A dica final é: trabalhe essas estratégias e busque por novidades no mercado. Assim, você poderá inovar sempre e ganhar vantagem frente à concorrência 😉
Mais conhecimento para você
Siga navegando pelo blog da Aurum para conferir outros conteúdos sobre direito e advocacia. Indico que comece pelos seguintes temas:
- [Entrevista] Advogada conta como curso de Mariana Gonçalves contribuiu para evoluir a gestão de seu escritório
- Publicidade na advocacia: dicas e limites do Código de Ética da OAB
- Marketing jurídico digital: como melhorar sua estratégia
- Regime de tributação: como definir o melhor para o seu escritório
- Como deve ser um currículo de advogado em 2023
- Advogado home office: como exercer trabalho remoto na advocacia
- Como deve ser um currículo de advogado em 2023
- Dicas e inspirações para decoração de escritório de advocacia moderno
- Entenda como funciona um escritório de advogados associados
- O que você precisa saber sobre Consultoria Jurídica
Tenha os materiais facilmente em sua caixa de e-mail! Assinando a newsletter da Aurum você recebe conteúdos exclusivos com as novidades sobre o universo do direito e tecnologia.
assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogadosEsperamos que você tenha aproveitado o texto. Se tiver dúvidas ou sugestões, comenta aqui embaixo. Iremos responder com muito prazer!
Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Estratégico e Marketing Digital - UniBH. Trabalho na área de Marketing desde 2009. Com o conhecimento que adquiri em mais de uma década de experiência com publicidade e internet, no ano de 2018...
Ler maisDeixe seu comentário e vamos conversar!
Deixe um comentário