O que é o mandado de segurança?

O mandado de segurança é um remédio constitucional que tem como objetivo proteger direito líquido e certo. Isso acontece por meio de documentos que comprovem haver violação de:

  • Autoridades públicas;
  • Agentes de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Quais são os 4 tipos de mandado de segurança?

O mandado de segurança (MS) pode se apresentar em diferentes modalidades, conforme o momento da impetração ou conforme a legitimidade para impetração. São elas: 

  • Repressivo;
  • Preventivo;
  • Individual;
  • Coletivo.

Quando se usa o mandado de segurança?

O mandado de segurança serve para tutelar direito líquido e certo, ameaçado ou violado por autoridade pública ou por aquele que esteja no exercício de funções desta natureza. Esta ação é aplicável quando não for cabível outro remédio constitucional. 

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ____ VARA DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DA COMARCA ________________________________

 

FULANO DE TAL, nacionalidade (…), estado civil (…), profissão (…), inscrito no RG (…,) e no CPF (…), residente e domiciliada na (…), endereço eletrônico (…), por meio de seus advogados infra-assinados, conforme procuração anexa, com endereço profissional (…), endereço que indicam para fins do art. 77, V do CPC, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, com base no art. 5º LXIX da Lei 12.016/2009 e vem impetrar:

MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO LIMINAR

em face do(a) PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE, com endereço funcional na Av. Afonso Pena, 1212, Centro, Belo Horizonte/MG – CEP 30130-098 e do SECRETARIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (SMPOG), com endereço funcional na Av. Augusto de Lima, 30, Centro, Belo Horizonte/MG – CEP 30130-001, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

1. DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA E TRAMITAÇÃO PRIORITÁRIA

A situação econômica do impetrante não lhe permite arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sem que isso implique em prejuízo ao seu sustento e de sua família, conforme declaração de hipossuficiência e documentos anexos. Razão pela qual, requer-se a este juízo que seja deferido o benefício da gratuidade da justiça, nos termos da Lei n. º 1.060/1950, dos arts. 98 e 99 do Código de Processo Civil e do art. 5º, LXXIV, da Constituição Federal.

A impetrante é pessoa com deficiência na forma da lei, razão pela qual requer ainda a concessão do benefício de TRAMITAÇÃO PRIORITÁRIA, nos termos do art. 1048, §§ 1º a 4º, do Código de Processo Civil c/c art. 9º, VII, da Lei n. º 13.146/2015, conforme laudo médico que instrui esta exordial.

2. DA TEMPESTIVIDADE

Tenha acesso à versão completa do modelo gratuitamente!

Baixar modelo completo grátis
Exemplo de material

Por que utilizar um modelo de mandado de segurança?

  • Ícone Agilidade: com o modelo de mandado jurídico a construção da peças fica mais rápida.

  • Ícone Profissionalismo: utilize um material criado e testado por especialistas e eleve a sua entrega jurídica.

  • Ícone Inovação: buscar novos conhecimentos e formas de atuar é uma maneira de modernizar a sua advocacia.

  • Ícone Mais tempo para o Direito: com modelos prontos, você pode focar apenas em desenvolver a sua redação.

Acesse grátis
Exemplo de material

Thiago Helton

Advogado e Empreendedor. Especialista em Direitos das Pessoas com Deficiência. Pós-Graduado em Direito Constitucional e Advocacia Previdenciária. Bacharel em Direito pela PUC Minas. Diretor -Adjunto de Direitos das Pessoas com Deficiência no Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). CEO do Escritório Helton & Deus Sociedade de Advogados. Criador do Canal “Clube dos Direitos da PcD” no YouTube. Colunista Jurídico no Portal da Aurum.

Ver perfil
Imagem sucesso
check

Tudo certo!

Seu material já está disponível.