Entenda quais são os princípios da seguridade social >

Conheça quais são os princípios da seguridade social

Conheça quais são os princípios da seguridade social

12 set 2024
Artigo atualizado 17 set 2024
12 set 2024
ìcone Relógio Artigo atualizado 17 set 2024
A seguridade social é o sistema de proteção ao bem-estar dos cidadãos, garantindo direitos como saúde, previdência e assistência social. Ela é guiada por princípios que asseguram sua eficiência e equidade, criando uma rede de amparo às necessidades sociais.

Com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o Poder Constituinte estabeleceu os fundamentos e objetivos de nosso país, dentre os quais a dignidade da pessoa humana (art. 1º, III) e a construção de “uma sociedade livre, justa e solidária”, com a garantia de desenvolvimento nacional, erradicação da pobreza, redução das desigualdades sociais e promoção do bem comum (art. 3º).

Assim, como meio de alcançar tais objetivos, a Constituição tratou da seguridade social, que consiste em um dos pilares fundamentais para a proteção da população, mas também para o desenvolvimento do Brasil.

Isso porque é através da seguridade social que o Estado busca promover a proteção dos cidadãos em diversas situações de vulnerabilidade, previsíveis ou não, como doenças, acidentes e envelhecimento, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.

Neste artigo, vamos explorar de forma clara e objetiva os principais pontos que regem a seguridade social no Brasil. Então, pegue sua xícara de café e fique conosco até o final!

O que é seguridade social?

A melhor definição de seguridade social está contida no artigo 194 da Constituição Federal, segundo o qual:

Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

Como se observa, a seguridade social é um conjunto de ações que, realizadas de forma integrada e coordenada, têm por finalidade assegurar direitos relacionados à saúde, previdência e assistência social.

Ainda, da definição legal, depreende-se que a seguridade social atua em três frentes distintas: saúde, previdência e assistência social, também conhecidos como os três pilares da seguridade social.

Veja quais são os princípios da seguridade social
Veja o que é seguridade social

Quais são os 3 pilares da Seguridade Social?

Diante dos objetivos do Estado Brasileiro para com sua população, um dos caminhos para alcançá-los é através da seguridade social, que se sustenta em três pilares: 

  • Saúde;
  • Previdência;
  • Assistência social.

Veja mais sobre cada um deles!

Saúde

Entre os pilares da seguridade social, a saúde é, sem dúvidas, o mais abrangente, pois garante a todas as pessoas que estejam em território nacional o direito ao atendimento médico, qualquer que seja sua condição.

Por conta dessa característica, dizemos que o direito à saúde é universal e gratuito a todos, independentemente de contribuição.

Esse atendimento ocorre através do SUS – Sistema Único de Saúde, cuja organização se dá em diversos níveis (federal, estadual e municipal), tendo cada ente uma responsabilidade diferente para atender as demandas da população relacionadas à área da saúde.

Sabemos que o SUS enfrenta muitos problemas por diversos motivos, mas é inegável a importância dessa proteção, pois graças a ela muitas pessoas sem qualquer recurso financeiro têm acesso a atendimento médico e tratamentos para várias comorbidades, desde uma simples consulta até procedimentos complexos, como exames e cirurgias.

Poucos países no mundo oferecem uma cobertura tão ampla e gratuita para qualquer pessoa. Na Constituição, a saúde é tratada a partir do artigo 196.

Seguridade Social

O segundo pilar da seguridade social é a previdência social, que, diferentemente da saúde, protege apenas as pessoas que contribuem para o sistema de proteção social, dividido em dois regimes: RGPS, para trabalhadores da iniciativa privada, e RPPS, para servidores públicos.

A previdência social deve ser vista e entendida como um seguro, onde seus contribuintes – denominados segurados – pagam suas contribuições em troca de proteção contra riscos específicos, como: incapacidade para o trabalho, maternidade, desemprego, morte e idade avançada.

Ela é tratada na Constituição a partir do artigo 201.

Assistência Social

Já a assistência social protege pessoas em situação de vulnerabilidade social que não possuem meios próprios e suficientes para a própria manutenção.

Diversas políticas assistenciais são abrangidas por esse terceiro pilar da seguridade social, sendo uma das principais o Benefício de Prestação Continuada (BPC), popularmente conhecido como LOAS.

Esse benefício assegura aos idosos maiores de 65 anos ou pessoas com deficiência, cuja renda familiar per capita seja inferior a um quarto do salário-mínimo, o direito de receber um benefício no valor de um salário-mínimo, permitindo um mínimo de dignidade.

A principal característica da assistência social é que a proteção oferecida pelo Estado independe de qualquer contribuição. Ou seja, é gratuita.

No entanto, diferentemente da saúde, não é universal, pois há requisitos a serem cumpridos para que uma pessoa tenha direito à proteção.

Na Constituição, é tratada a partir do artigo 203, sendo a principal norma a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei n. 8.742/1993).

Quais são os princípios e objetivos da Seguridade Social?

Os princípios norteadores da seguridade social, são denominados como objetivos no parágrafo único do artigo 194 da Constituição, compreendidos por:

Universalidade da cobertura e do atendimento: 

Garante que todos os cidadãos tenham acesso à seguridade social, sem discriminação.

Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços: 

Visa assegurar que os serviços e benefícios oferecidos sejam uniformes e equivalentes em todas as regiões do país.

Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços: 

Significa que dentro de cada um dos tripés da seguridade haverá regras para que a maior quantidade de pessoas seja atendida, especialmente àquelas que mais necessitam, buscando distribuir de forma justa os recursos públicos.

Irredutibilidade do valor dos benefícios: 

Os benefícios pagos pela seguridade social não podem ser reduzidos, garantindo o poder de compra dos beneficiários.

Equidade na forma de participação no custeio: 

Prevê que a forma de custeio da seguridade social será proporcional à capacidade econômica de cada cidadão, promovendo justiça fiscal.

Diversidade da base de financiamento: 

O financiamento da seguridade social ocorre através de diversas fontes, incluindo contribuições dos trabalhadores, empresas, governo, e população em geral (como no caso das loterias, onde cada aposta realizada gera um valor de receita para a seguridade social). Tal diversidade garante a sustentabilidade do sistema. 

A forma de financiamento da seguridade social está prevista no art. 195 da Constituição Federal.

Os objetivos da seguridade social se confundem com seus princípios. De forma geral, eles visam:

  • Proteção da população contra riscos sociais tais como doenças, acidentes, desemprego, maternidade e envelhecimento;
  • Promoção e distribuição de renda, assegurando que os mais vulneráveis tenham acesso a serviços essenciais;
  • Contribuição para o bem-estar social, através de uma rede de amparo que permita a todos os cidadãos uma vida digna.

Para alcançar tais objetivos é necessária que a gestão da seguridade social, contemplada em seus três pilares – saúde, previdência e assistência – ocorra de forma integrada, voltada ao atendimento das necessidades da população.

Um exemplo desta integração ocorre com a designação do INSS, uma autarquia pública destinada a cuidar da previdência pública, fazer a gestão e pagamento dos benefícios assistenciais BPC/LOAS. 

Isso porque, em razão de o INSS ter abrangência em todo território nacional, não há necessidade de o Governo criar uma outra estrutura para atendimento desta parcela da população, podendo o INSS atender tal finalidade.

Conclusão:

A seguridade social desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos sociais no Brasil, já que atua em diversas frentes distintas para amparar e proteger a maior quantidade de cidadãos em momentos de necessidade.

Com base em seus princípios e objetivos, especialmente a universalidade de cobertura, nosso sistema de seguridade social busca garantir que todos tenham acesso a uma vida digna, protegendo a saúde, a renda e a integridade social das pessoas.

Sabemos que ainda existem muitos desafios e problemas relacionados à seguridade social, mas ao mesmo tempo, se ela não existisse muitas pessoas estariam em situação de vulnerabilidade ainda piores ao que já observamos hoje em dia.

Apesar dos desafios, a seguridade social contribui significativamente para a dignidade e a proteção de milhões de brasileiros, motivo pelo qual devemos defendê-la e buscar aperfeiçoá-la.

Mais conhecimento para você

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Social Social Social Social

Advogado (OAB 66.378/PR) e fundador do escritório Souza Oliveira Advogados. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR e especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.